domingo, 14 de junho de 2015

E a Copa América hein...


Da redação


Bola rolando no Chile para a 44° edição da Copa América. São doze seleções (os dez países filiados a Conmebol, mais os convidados México e Jamaica) divididas em três grupos, encabeçadas por Chile (país sede), Argentina e Brasil. Todos jogam contra todos dentro do grupo, classificando se os dois melhores de cada chave, mais os dois terceiros colocados com maior pontuação. A partir daí, mata mata: quartas, semi e final, no dia 04/07, em Santiago.
A Argentina, vice campeã do mundo, vai ao Chile como principal candidata ao título. Comandada por Gerardo Martino, os Hermanos têm uma frente de respeito (Messi, Tévez, Aguero, Higuain, Di Maria), resta saber se a contestada defesa vai dar conta do recado e ajudar o ataque estrelado.

Num segundo escalão, vêm Brasil e Chile. Os chilenos já demonstraram no Mundial do ano passado (quando eliminaram a Espanha e quase nos complicaram, em pleno Mineirão) que podem fazer bonito. Jogando em casa e com, possivelmente, sua melhor geração na história, “Lo Roja”, como é conhecida entre eles, pode sonhar com sua primeira conquista de Copa América. Já Dunga e sua trupe, chegam ao país vizinho com 100% de aproveitamento pós Copa do Mundo. E é o que o Brasil pode oferecer no momento: um futebol competitivo, de resultado, sem grandes surpresas. 

James Rodríguez e Falcao Garcia são as estrelas da Colômbia, em busca do segundo título continental. Após fazer uma bela Copa do Mundo, os colombianos esperam subir mais um patamar e se posicionar novamente como uma potência sul-americana.

Fechando o grupo das cinco principais seleções, vêm os atuais campeões, os uruguaios. A Celeste chega enfraquecia a competição. Luís Suarez, que há menos de uma semana colocou uma Liga dos Campeões no currículo, não poderá jogar o torneio, por ainda estar cumprindo suspensão pela mordida em Chiellini, na Copa do ano passado. Sem o “craque vampiro”, o Uruguai deposita suas esperanças no artilheiro Edinson Cavani, craque do PSG.

Abaixo do G5, o Equador, que disputou três das últimas quatro Copas do mundo, espera fazer boa campanha e, quem sabe, superar o quarto lugar, conquistado em 1959 e 1993. Outra seleção tradicional, mas que vive péssima fase, é o Paraguai. Os paraguaios, que fizeram um excelente Mundial em 2010, chegaram à final na ultima Copa América (perdendo pro Uruguai, 3x0), mas caíram radicalmente com a saída do treinador Gerardo Martino, ficando na lanterna das Eliminatórias para 2014.

Peru, Bolívia, Venezuela, Jamaica e México, devem fazer figuração na competição. Os mexicanos, apesar de ter uma boa seleção, vêm à América do Sul com um time “B”, por priorizar a Copa Ouro, que será disputada em julho, nos EUA.
Façam suas apostas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário